19 de setembro de 2010

Homeless

Bem, ontem despedi-me em modo inglês com breves tentativas de parlare italiano.

Quase 24h depois, estou sentada no chão da casa dos nossos vizinhos, a cheirar terrivelmente mal, com uma larica bastante forte, a ouvir música que não ouvia há muito tempo, a beber chá verde bem quentinho, descalça, com uma t-shirt no lugar do vestido molhado e a querer muito ir para casa tomar um banho quentinho, vestir uma roupa lavadinha e fazer uma gigante tosta mista na nossa (ainda por estrear) tostadeira.

Quero muito, mas não posso.
À festa do João vieram, para além dos convidados, uma mão cheia de desconhecidos. Como boa Comunidade Portuguesa que somos, cantámos Imaculadas com eles e partilhámos muita da nossa cultura, quer gastronómica, quer intelectual. Ainda assim, por via das dúvidas, sentimos necessidade de fechar as portas das casas não utilizadas, coisa que normalmente não acontece.

Podia contar muitos episódios, mas a verdade é que nenhum é tão interessante quanto aquele que nos trouxe à nossa situação actual: Existem quatro chaves para as duas casas onde eu, a Ana, a Maria e a Mariana vivemos; para além de nós, a Sara e a Cláudia têm dormido lá. Somos seis, portanto, a viver naquelas duas casas. Ontem, durante a festa, nenhuma de nós se lembrou de guardar uma chave no bolso e levá-la, para todo o lado. A dada altura, era meia noite e estávamos fechadas fora de casa, sem forma de entrar, com todos os nossos documentos e dinheiro lá dentro.
Pela segunda vez, desde que chegamos a Roma, somos umas verdadeiras sem-abrigo.
Ontem era tarde para chamar o nosso senhorio, e hoje ele foi passear para fora da cidade.

Passámos a noite no chão de casa alheia, com companhia alheia; acordámos junto das restantes 7 pessoas que dormiram nesta casa, transpiradas e mal-cheirosas.
Vimos filmes, comemos o sagrado pão com Nutella, jogámos cartas, discutimos e ouvimos a chuva lá fora.

Somos sem-abrigo mal cheirosas, de tal forma mais cheirosas que o barulho das gotas grossas da chuva nos soou como a perfeita oportunidade para refrescar. Apesar das toalhas sequinhas que o Pedro e o João nos emprestaram, duvido que sobrevivamos a este dia sem uma constipaçãozinha.

'Sou mais que vosso pai!'
E não é que o João tem razão, desta vez?

2 comentários:

  1. não posso crer! vocês são doidas! x)
    AH, gosto das fotos à chuva que já vi pelo facebook!

    ResponderEliminar
  2. Somos doidas e parvinhas Lilash. Principalmente parvinhas.
    Obrigada :) <3

    ResponderEliminar